O que ver e fazer na cidade de Praga - Roteiro

Praga é uma das cidades que recebe mais turistas na Europa e a razão é muito simples: uma beleza impressionante para todo lado que você olhe, com preços extremamente competitivos que fazem dela uma das mais baratas da Europa para se visitar. Fora da zona do euro, num país em desenvolvimento, a cidade de Praga é linda e imperfeita na sua própria maneira, o que a torna completamente apaixonante.


Praga é dividida pelo Rio Vltava. De um lado do rio fica o Distrito do Castelo e também a Cidade Baixa, já do outro lado você encontra a Cidade Antiga, a Cidade Nova e também o Bairro Judaico – quando se explora a cidade, normalmente temos como referencia a Old Town Square.



O que não pode perder na Cidade de Praga:

Old Town Square – Staromestské Námestí

Na chamada ‘Cidade Antiga’ é onde fica o coração de Praga, a Old Town Square. Essa é a praça da prefeitura e local onde você vai ver uma multidão de turistas. Declarada como Patrimônio Cultural da UNESCO, a praça é cercada por igrejas e construções seculares. Você vai ter por ali uma boa noção de como a cidade é bem conservada.
Um dos principais cartões postais de Praga também fica nessa praça: o relógio astronômico. É bem bonito, mas bem complexo de entender. O que nem todo mundo sabe é que a torre do relógio faz parte do prédio da antiga prefeitura da Praga – construído em 1338. O prédio em si é muito bonito, mas claro que o que chama a atenção por ali é o relógio astronômico.
Vale lembrar que a cada hora cheia, entre as 9h e 21h, o relógio exibe um pequeno showzinho. É possível subir na torre do relógio, pagando cerca de 70Kc.

Charles Bridge – Karluv Most 

Um dos maiores símbolos e um dos principais cartões postais de Praga. A Charles Bridge é uma ponte secular – construída em 1357. Com seus 515 metros de comprimento e 10 de largura, ela foi a única ponte de Praga até o ano de 1841.
Se prepare para enfrentar a multidão que lota a ponte em meio a artistas, artesãos e comerciantes. Vale a pena parar por ali e curtir a vista da cidade e do Castelo lá no alto. Bem próximo a praça fica o Klementinum, que abriga algumas atrações bem interessantes: a Capela dos Espelhos, a Biblioteca Barroca e Torre Astronômica. Ver a cidade do alto da torre também é algo imperdível.


National Museum – Národní Muzeum 

Visto de fora é um museu belíssimo. O Museu Nacional de Praga. Foi construído entre 1885-1891 e desde então nunca passou por nenhuma reforma, o que ocasionou muitos problemas na arquitetura. Passou por duas guerras civis, um em 1945 e outra em 1968, ajudando ainda mais na danificação do edifício. Devido à estes fatores, está fechado desde julho de 2011 e ficará até 2018 (quando comemora 200 anos de existência) para ser completamente reformado.
De frente para o museu se estende uma das principais avenidas da cidade. A rua possui canteiro central e é bem arborizada. Por ali você vai encontrar uma boa quantidade de lojas – algumas de grifes conhecidas, além de galerias, bares e restaurantes.

Cidade Nova – Nové Mestro

A principal atracção desta zona da cidade é a Dancing House. Localizado na beira do rio Vltava, com janelas salientes e desalinhadas, esse edifício salta aos olhos mesmo a quem está do lado oposto da avenida em que ele se encontra. Projetado pelo grande gênio e mestre da arquitetura moderna, o canadense Frank Gehry junto com o arquiteto tcheco Vlado Milunić, esse prédio comercial faz alusão à Fred Astaire e Ginger Rogers por refletir um casal dançando, daí surgindo o nome de Tančící dům (Dancing House).


Bairro Judeu de Praga – Josefov

Lugar que abriga muita história na cidade. Muito bem conservado, com várias sinagogas e também o famoso Cemitério Judaico. O bairro de Josefov recebe esse nome em homenagem ao imperador Josef II, cujas reformas ajudaram a aliviar as condições de vida para os judeus que ali viviam isolados do restante da cidade, pois não tinham permissão de morarem em outros bairros. Graças a Hitler, o Bairro Judeu ou Quarteirão Judeu foi preservado. O plano do líder nazista era criar ali um "museu da raça extinta" então a ideia era deixar tudo intacto para ser usado nesse museu. O plano deu errado e graças a isso é possível visitar o antigo cemitério, seis sinagogas e a antiga prefeitura.

Castelo de Praga – Hradcany 

O Castelo de Praga, construído no século IX, é o maior castelo do mundo e o mais importante dos monumentos da Republica Checa. Longe da ideia de castelo medieval com aspecto fortificado, o Castelo de Praga é composto por um conjunto de belos palácios e edifícios conectados por pequenas vielas. O Castelo de Praga está unido à história da cidade, por isso é imprescindível conhecê-lo para entender Praga e se apaixonar por ela. O castelo tem uma grande extensão, por isso é necessário reservar várias horas para a visita. Castelo de Praga Também já fiz um post detalhando essa atração, veja aqui um guia completo pelo Castelo de Praga.

Cidade Baixa – Malá Strana 

Por fim chegamos na última divisão da cidade – a chamada Cidade Baixa, ou apenas Malá Strana. Próxima ao Distrito do Castelo, essa é uma boa opção para você comprar lembrancinhas. Vale a pena caminhar sem rumo por alí e ir descobrindo a região aos poucos. Também nessa região da cidade fica o Petrin Hill – localizado na parte alta de um morro. Lá existe uma miniatura (de 60 metros) da Torre Eiffel. Vale a visita se você tiver tempo.

Fonte: Um Viajante

Sem comentários:

Enviar um comentário

O mais procurado