Roteiro e dicas de viagem em Turim - Itália



Cercada de montanhas e cortada pelo rio Pó, Turim (Torino), capital da região do Piemonte, Itália, é uma metrópole exuberante, linda, que te acolhe e te deixa deslumbrado! Quem conhece a cidade de Turim, se encanta com a modernidade e a praticidade das coisas, com a quantidade de lugares a visitar – dentre eles os patrimônios artísticos e históricos, praças e jardins, museus e igrejas, bem como a fantástica gastronomia que a cidade oferece!


O que visitar em Torino (Turim) em 2 dias

1º Dia


Piazza Castello
É a mais importante praça e está situada no coração do centro histórico de Torino. Dela saem as 4 principais avenidas da cidade: via Giuseppe Garibaldi, via Po, via Roma e via Pietro Micca.

Na Piazza Castello estão 3 importantes pontos turísticos a se visitar:
-Palazzo Reale di Torino com a Armeria Reale no seu interior
-Palazzo Madama
-Real Chiesa di San Lorenzo

O Palazzo Reale di Torino e o Palazzo Madama fazem parte do conjunto de residências nominada Residências da Casa de Savoia que foram declaradas pela UNESCO, em 1997, como Patrimônio da Humanidade.

Palazzo Reale di Torino e Armeria Reale
O Palazzo Reale está situado na Piazzetta Reale que é ligada à Piazza Castello. A história, o acervo inestimável e a beleza do lugar faz do Palazzo Reale e a Armeria Reale pontos turísticos imperdíveis! Sobre esses lugares fiz um post específico, veja aqui: O Palazzo Reale di Torino e a Armeria Reale são pontos turísticos da cidade de Torino que você irá se encantar e se surpreender.

Ao sair do Palazzo Reale você retornará para a Piazza Castello. A poucos passos está o Palazzo Madama.

Palazzo Madama
O Palazzo Madama tem mais de 2.000 anos de história. Tudo começou quando Torino era uma colônia Romana e, nesse local, existia uma porta de entrada e saída da cidade. Depois passou a ser uma fortaleza e, no séc. XIV, um palácio, que serviu de moradia para os Savoia até o final do séc. XVI quando a residência do Rei foi transferida para o Palazzo Reale.

Em 1637 a regente Maria Cristina di Borbone-Francia declarou esse Palácio como sua residência e fez algumas reestruturações importantes. Anos depois, de 1666 a 1724, a outra regente, Maria Giovanna Battista di Savoia-Nemours, também resolveu morar nesse palácio e a fachada que vemos hoje se deve à ela. Por causa disso ele começou a ser chamado de “Palazzo Madama”, por ser a sede da regência de duas “Madame Reali”.

Hoje é um edifício imponente e luxuoso que abriga o Museo Civico d’Arte Antica. São quatro andares onde você poderá apreciar obras de arte, da Idade Média ao Barroco, como móveis, pinturas, esculturas, porcelanas e objetos decorativos. Além das coleções privadas, sempre estão acontecendo exposições itinerantes muito importantes e interessantes.

Quase em frente ao Palazzo Madama, ao lado do portão do Palazzo Reale, está a Real Chiesa di San Lorenzo.

Real Chiesa di San Lorenzo
É uma das mais importantes obras do barroco torinese. Sua arquitetura, pintura, esculturas e ornamentos de estuque são harmônicos e de uma beleza extraordinária! O Duque di Savoia, Emanuele Filiberto I, e seu primo Filippo II de Espanha prometeram construir uma igreja caso vencessem a batalha de San Quintino na França. A batalha foi vencida em 1557 no dia 10 de agosto, dia de San Lorenzo. Felippo II construiu um Monastério a 50 Km de Madrid e o Duque Emanuele teve que esperar o tratado de paz para, em 1562, refazer uma igreja já existente.

Em 1578 foi realizada uma missa solene, nesta igreja, para a comemoração da chegada do Santo Sudário (Sacra Sindone). Em 1634 ela foi ampliada e modificada e, a igreja barroca que hoje vemos foi terminada em 1680. Dentro dessa igreja está uma réplica do Santo Sudário e de vários objetos que foram utilizados na crucificação de Cristo.


Saindo da Real Chiesa di San Lorenzo, ao lado, na Piazzetta Reale, tem uma passagem que te leva para a rua de trás do Palazzo Reale di Torino, onde está a Cattedrale di San Giovanni Battista.

Cattedrale di San Giovanni Battista, o Duomo di Torino
Começou a sua construção em 1491 e foi concluída em 1498. O Santo Sudário está guardado e protegido no Duomo de Torino e a peça original raramente é exposta. Quando isso acontece é motivo de festa e peregrinação. Os católicos acreditam que o Santo Sudário seja o manto que cobriu o corpo de Jesus após sua morte.

Aproveite o final do dia para passear sem compromisso pela cidade, visitar galerias e lojas.


 2º Dia 


Mole Antonelliana
É o monumento símbolo da cidade e um dos símbolos da Itália. Começou a ser construída em 1863 para ser um templo da comunidade hebraica e hoje abriga o Museo Nazionale del Cinema. A sua altura é de 167,5m e, dentro dela, tem um elevador que te leva a uma altura de 85 metros de onde se tem uma vista panorâmica, em 360°, dessa maravilhosa cidade!

Dica importante: compre o ingresso pela internet para evitar fila, que é sempre grande e você irá perder horas nela! Saindo da Mole Antonelliana, a poucos passos está a Piazza Vittorio Veneto.

Piazza Vittorio Veneto
É uma das praças mais importantes da cidade. Em 2006, quando aconteceu as Olimpíadas Invernais de Torino, os estacionamentos dessa praça passaram a ser áreas pedonais. Com isso, cresceu o número de frequentadores nas noites e nos finais de semana, principalmente jovens. A maioria dos eventos como concertos, manifestações culturais, shows, carnaval e revéillon acontecem aqui.

No final da Piazza Vittorio Veneto está a ponte Vittorio Emanuele I sobre o rio Pó. Ao atravessar a ponte, você verá em destaque, bem na sua frente, a exuberante Chiesa della Gran Madre di Dio.

Chiesa della Gran Madre di Dio
É uma igreja católica e sua arquitetura lembra muito o Pantheon de Roma. Foi construída pelos administradores da cidade para comemorar e lembrar o retorno do Rei Vittorio Emanuele I após a retirada do exército de Napoleão Bonaparte de Torino, em 1814. A igreja começou a ser construída em 1818 e concluída em 1831. No frontão está escrito: “ORDO POPVLVSQVE TAVRINVS OB ADVENTVM REGIS”, que significa “A cidade e o povo de Torino para o retorno do rei”. Na frente da igreja estão duas estátuas representando a Fé e a Religião.

Numa cripta, dentro da Chiesa della Gran Madre di Dio, está um sacrário onde estão enterrados os ossos de 4.000 soldados torineses mortos em batalha durante a Primeira Guerra Mundial. É aberto para visita somente de 25 de abril a 4 de novembro.

Museo Egizio
Dedicado somente à arte e à cultura do Egito Antigo, o Museo Egizio di Torino é o museu mais importante em relíquias egípcias depois do museu do Cairo, no Egito. Em 2013 foi considerado pelo jornal britânico “The Times” como um dos 50 melhores museus do mundo! Nele você verá peças de usos pessoais, peças de uso doméstico, adornos, artigos de higiene, objetos de rituais, amuletos, papiros, sarcófagos, múmias, estátuas, esfinges, etc. Ele é completo e imperdível!

Um pouco afastado do centro, mas vale a pena uma visita, está o Santuario di Maria Ausiliatrice (Maria Auxiliadora).

Santuario di Maria Ausiliatrice (Maria Auxiliadora)
A Basílica começou a ser construída em 1865 e concluída em 1868 tendo Dom Bosco como mentor. Dom Bosco dedicou sua vida às atividades educativas de crianças, foi fundador da congregação Salesiana e, no pátio do Santuário ainda existem os ambientes do primeiro oratório e a capela Pinardi, onde tudo começou. Entre 1934 e 1942 ela foi ampliada para a canonização de Dom Bosco e seus restos mortais estão na capela dessa ampliação.

Capela onde estão os restos mortais de Dom Bosco no Santuario di Maria Ausiliatrice (Maria Auxiliadora) em Torino, Itália.


Dica importante: Em Torino existe o “Piemonte Card”. É um cartão que você pode comprar e oferece entradas gratuitas em vários museus da cidade e uma série de descontos e vantagens em palácios, passeios, transporte público, etc. O cartão é nominativo e pessoal, você terá que apresentá-lo na bilheteria junto com a sua identidade. Pode ser comprado para 1, 2, 3 ou 5 dias em Torino (Turim). É comprado nos Postos de Turismo de Torino ou no próprio site. Veja aqui mais informações, onde comprar e as tarifas do Piemonte Card: Piemonte Card.

Fonte: Caixa de Viagens

Sem comentários:

Enviar um comentário

O mais procurado