Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros no Brasil

Conhecida como o Berço das Águas, a Chapada dos Veadeiros destaca-se pela quantidade de nascentes de água pura e cristalina, quedas de água, poços, paisagens maravilhosas, trilhas históricas e pela hospitalidade do seu povo.


A região é protegida pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que pela importância que possui, recebeu os títulos internacionais de Reserva da Biosfera Goyas e Património Natural da Humanidade pela UNESCO.



A Chapada dos Veadeiros é um dos pontos do planeta onde reflecte a luz do sol com maior intensidade, e pode ser visto do espaço através das formações de quartzo que compõem a geologia da região, a mais antiga do continente é uma das mais antigas do planeta.  Nas últimas décadas a região tem sofrido grandes mudanças impulsionadas pelo desenvolvimento do turismo sustentável que atrai pessoas de todo o mundo e vários investimentos, como em pousadas, hotéis, Parques de campismo, restaurantes e serviços de guia.



Na área do parque, que abrange parte do município de Alto Paraíso e dos distritos de São Jorge e Cavalcante, há quatro trilhas abertas para visitação. Elas levam a belíssimos saltos que chegam a 120 metros de altura; e também aos cânions do Rio Preto e da Carioca.



Trilha da Seriema 
De nível muito leve, é recomendada para crianças, idosos ou pessoas de difícil locomoção. São 800 metros percorridos em 1h30 (ida e volta), que levam ao Córrego Rodoviarinha

Trilha dos Cânions 
O nível aqui é moderado-avançado, totalizando cerca de 5 horas de uma bonita caminhada para percorrer 12 km (ida e volta). As atrações ficam por conta da cachoeira da Carioca, Cânion II, Rio Preto e Cânions de Pedra.


Trilha dos Saltos 
O percurso completo, vencido em cerca de 5 horas (11 km - ida e volta), combina níveis moderado (só corredeiras) e pesado (corredeiras + saltos) e leva ao Garimpo de Cristal (considerado o maior garimpo de cristal de quartzo da região, quando estava em atividade, entre 1912 a 1961), ao Mirante do Salto de 120m do Rio Preto, ponto alto do percurso (ali perto fica o Salto de 80m, onde é possível tomar banho no rio) e às Corredeiras do Rio Preto (com direito a banho de rio nas hidromassagens formadas em suas pequenas quedas). Há uma trilha suspensa de 230 metros para as Corredeiras com acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Saiba a regras para entrar de carro.

Travessia das Sete Quedas 
De nível muito pesado, exige dois dias de caminhada para percorrer seus 24 km. É preciso pernoitar no parque, sendo necessário agendamento prévio: além de ser limitada (15 pessoas), a atividade só acontece em períodos determinados.


Sem comentários:

Enviar um comentário

O mais procurado